RÚSSIA E MIANMAR ASSINAM CONTRATO PARA PROJETOS PARA USO DE TECNOLOGIAS NUCLEARES DE USO PACÍFICO

mianmarMianmar terá geração de energia nuclear depois de um Acordo Intergovernamental sobre cooperação no uso das tecnologias nucleares  para fins pacíficos. Rússia e Mianmar trabalharão juntos para o uso da tecnologia nuclear em várias áreas, incluindo o treinamento de uma força de trabalho para construir e operar um pequeno reator modular. O Presidente do Conselho de Administração Estatal e Primeiro Ministro de Mianmar, General Min Aung Hlaing, na foto ao lado, disse que o acordo “é uma cooperação não apenas para Pequenas Centrais Nucleares, mas também para a aplicação de tecnologia nuclear em muitos setores e vai melhorar o desenvolvimento sócio-económico do país”.

O diretor-geral da empresa russa de energia nuclear Rosatom, Alexey Likhachov, disse que o acordo marcou “um novo capítulo na história das relações Rússia-Mianmar”. Ele disse ainda que a criação de uma nova indústria no país sem dúvida beneficiará o setor de energia, a indústria e a economia de Mianmar. “A energia nuclear oferece um fornecimento estável e confiável de energia limpa a um preço estável.  A introdução de tecnologias nucleares implica um poderoso ímpeto para o desenvolvimento das ciências naturais, educação e treinamento de pessoal altamente qualificado.  Agradecemos o fato de Mianmar ter dado preferência à tecnologia nuclear russa”, afirmou.

A assinatura ocorreu na inauguração do Centro de Informação de Tecnologia Nuclear na capital de Mianmar. O centro é um projeto conjunto entre a Rosatom e o Ministério de Ciência e Tecnologia do país. O novo acordo seguiu a memorandos de entendimento assinados no ano passado, que estabeleceram a cooperação em treinamento e desenvolvimento de habilidades no campo da energia nuclear e moldam a opinião pública positiva – cobrem os próximos estágios de cooperação na aplicação de energia nuclear em 14 áreas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of